Diocese de Dili > NOTÍCIAS > REFLEXÃO > O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar, a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca

Caros Irmãos em Cristo, enquanto cristão muitas das vezes nós identificamos como: filhos de Deus, Seguidores de Cristo, Católico Romano, católico praticante e não praticante, protestante, baptista, adventista, etcetera. Sim é verdade temos estes títulos todos, mas por nossa natureza profunda um cristão em primeiro lugar é um profeta, sacerdote e rei.  O baptismo que todos nós recebemos constitue em nós esta realidade.

A primeira leitura de hoje convida nos a reflectir sobre o nosso “caminho da profeta”. Um caminho que começa por vontade de Deus para a salvação de cada um de nós e de todos através de uma escolha, de uma consagraçã e constituição da parte de Deus para a missão salvífica de todos os homens. Nós somos escolhidos, consagrados e constituidos por Deus de uma vez para toda a vida para fazer a vontade de Deus. A vontade de oferecer a todos os homens uma vida digna e feliz, é o que nós chamamos salvação.  Isto quer dizer nós somos cooperadores da obra salvífica de Deus. Deus realiza a salvação nos homens fundamentalmente através do seu filho Jesus Cristo e em seguida atavés dos homens que acredita Nele. No nosso contexto nós podemos compreender isto como Deus salva os homens também através de cada um de nós, naquilo que fazemos todos os dias enquanto seguirmos o caminho de Deus. Deus pode salvar um homem através de testemunho de vida cristã de um negociante, de um agricultor, de um membro de governo, de um jornalista, musicista, etcetera. Digamos Deus pode salvar o homem através de todas as pessoas que acreditam Nele e vivem segundo a sua vontade.

Para podermos viver verdadeiramente no caminho da profeta Deus na sua palvara de hoje nos concencializa de que o caminho da profeta é um caminho de sofrimento, de solidão, de risco, mas também caminho de paz e de esperança, porque é um caminho onde muitas das vezes é rejeitados pelos outros até pelos próprios amigos, collegas ou conteráneos, mas também é um caminho onde Deus está. Ele nos assegura que a última palavra será sempre de Deus: “não temas, porque Eu estou contigo para te salvar”. Um profeta vai arrostar com todo o tipo de dificuldades; mas não desistirá de concretizar a sua missão e de tornar uma realidade viva no meio dos homens a salvação de Deus porque Deus esta com ele. Na verdade esta é a realidade que nós vivemos concretamente todos os dias naquilo que fazemos segundo as nossas profissões que Deus já nos concedeu. O senhor Deus nos encoraja para não dejistir mas continuarmos lutar para a salvação de vida de todos nós como Deus quer com toda a confiança porque nós não lutamos sozinhos, Deus esta sempre ao nosso lado, com Ele o que nós queremos será sempre possível, com Ele a salvação é uma certeza absoluta porque Ele próprio é a fonte de salvação.

Caros irmão o caminho profético é um caminho da salvação,  é um caminho para perfeição dos homens, é um caminho para a unidade de vida de amor, de paz e de alegria entre Deus e os homens. Nós somos chamados para este caminho de vida onde nos exige a viver com fé, esperança e caridade. A fé, esperança e caridade são os dons espiritual mais elevados que carateriza a nossa vida cristã. O maior entre eles é  caridade porque como diz a segunda leitura ela ultrapassa tudo. Ela, a caridade é  paciente, é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita, não guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar, a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca.

Vamos viver a caridade diariamente para realizar a nossa missão profética rumo ao caminho da perfeição da nossa vida junto a Deus e aos irmãos. Amen.

DC IV, AC. 2019.

Motael, 03 de Fevereiro 2019.

Pb