shadow
Diocese de Dili > NOTÍCIAS > Notícias > MENSAGEM NATAL (VERSÃO PORTUGUÊS)

MENSAGEM NATAL (VERSÃO PORTUGUÊS)

Antes de mais, uma saudação forte e amiga a todo o povo timorense nesta noite de Natal. Celebramos hoje Natal do Senhor. Todos dizemos que celebramos o Natal. Mas dizer isto, dizer que celebramos o nascimento, é insuficiente. Temos de dizer de quem é o nascimento que celebramos. É por isso que a festa que hoje celebramos é o Natal de Jesus. Celebramos o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Celebramos o grande mistério de um Deus que por amor se faz homem. Todas as evocações que o Natal nos traz (família, fraternidade, alegria, paz…) só encontram a sua plena realização à luz de Jesus. Na verdade, a história do Natal do Senhor não pode deixar-nos indiferentes. O Natal interpela-nos.

Para vir ao nosso encontro, Deus inicia um movimento que culmina no nascimento de Jesus. Jesus nasceu para nos iluminar, para nos dar a salvação, para nos dar a vida verdadeira, para nos fazer Filhos de Deus. Celebrar o Natal do Senhor é celebrar Deus que, amando-nos, vem ao encontro do homem par o salvar.

Celebramos o Natal do Senhor é deixar que haja Natal na vida e no mundo. Não podemos limitar-nos a uma piedosa e poética recordação do nascimento de Jesus que se deu há 2019 anos. Devemos construir o Natal. Cristo deve nascer dentro de mim, apresentar-se ao mundo com o meu rosto, com as minhas mãos, com a minha vontade e empenho de transformar o mundo numa comunidade de presépio onde os valores da vida humana, da família, da paz e da solidariedade sejam realidade.

Como o nosso querido Papa Francisco disse, “Representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistéria da encarnação do Filho de Deus. De facto, o prisépio é como um Evangelho vivo que tranvaza das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrirmos que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele” (Admirabile signum).

A festa de Natal não realça apenas o nascimento de Jesus, mas a sua origem Divina. Aquele que estava presente na criação do mundo veio até nós para nos tornar Filho de Deus. Essa vinda já tinha sido anunciada pelos servos de Deus durante a primeira Aliança. Agora, por meio do Verbo eterno feito existência humana, Deus fala-nos definitivamente e efetiva a sua presença soberana na humanidade. Jesus não é apenas mais um mensageiro de boas notícias, Ele mesmo é o Evangelho de Deus, Ele é a salvcação prometida. Por isso, sem medo nem vergonha, com a graça de Deus, nosso Pai e amigo, vamos tentar colaborar com Ele e realizar as maravilhas de Natal traduzidas em palavras, pensamentos e acções.

Os votos sinceros e amigos de um Santo e Feliz Natal. Que ele tenha bem vivo no centro da nossa vida o Filho de Deus com Rosto Humano, que nos diz: Coragem e Confiança! Eu vim para partilhar contigo a grande aventura humana, que atingirá o cume da sua plenitude na comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, na glória do céu, de onde, para a nossa terra, cantam os Anjos, em noite estrelada: Gloria In Excelsis Deo!

 

Boas Festas de Natal para todos!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *