shadow
Diocese de Dili > NOTÍCIAS > REFLEXÃO > “VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E ALIVIAR-VOS-EI. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E ACHAREIS ALIVIO PARA AS VOSSAS ALMAS, POIS O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE” MAT 11, 28-29.

“VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E ALIVIAR-VOS-EI. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E ACHAREIS ALIVIO PARA AS VOSSAS ALMAS, POIS O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE” MAT 11, 28-29.

Caros irmãos, A palavra de Deus deste domingo de XIV convida nos a refletir juntos sobre a FELICIDADE. Uma verdadeira felicidade que todos nós queremos e procuramos sempre.  e que permaneça ema nós para sempre. Deus como fonte desta felicidade nos traz a felicidade e reina em nós com o seu poder.

Na primeira leitura Deus nos da a experança em uma vida cheia de alegria o qual será possível quando Deus veio habitar no meio de nós e reina em nós. Quando nós  vivemos a nossa vida com Deus e deixemos que Deus nos reine, aquela vida feliz já não é uma possibilidade mas sim é uma certeza. Uma vida contrário, quer dizer seim Deus, só com o nosso esforço a felicidade não permanecera em nós.

Deus nos disse “alegrai vos, exultai vos, O teu Rei vem ao seu encontro, Ele é Santo, todo poderoso. Ele ha de eliminar a Guerra e todas as causas da Guerra, Ele reinará em toda a terra.” Isto quer dizer Deus reina sobre os homens e sobre a terra. Todos aqueles que acreditam Nele terão a verdadeira felicidade e a paz. Estes permanecerão neles porque Deus fonte de alegria e da paz vive no meio deles.  

A segunda leitura nos ensina que esta felicidade nos faz sentir e compreender o verdadeiro significado  desta vida porque esta felicidade so vem de Deus que é a fonte da vida. Por isso quando Deus traz a alegria à aquele que acredita Nele significa Ele o dara a verdadira vida feliz. Deus realiza isto em nós atraves do seu filho Jesus Cristo que padeceu, morreu e ressucitou dos mortos pelo Espirito de Deus. São Paulo na sua carta aos Romanos disse que  “Irmãos se o Espirito de Deus habita em vós, as coisas deste mundo não dominaraão sobre vós, mas sim o Espírito de Deus. E se o Espírito d’quele que ressucitou  a Jesus dos mortos habita em vós Ele ha de dar igualmente a vida aos vossos corpos mortais por meio do seu Espirito que habita em vós.” Pois irmãos é verdade  que nós os seres humanos vivemos porcausa do Espirito de Deus que Ele mesmo soprou dentro de nós.

Nós não vivemos de nenhum material mas sim do Espirito de Deus que habita em nós. Na vida experimentamos que de facto para ter uma felicidade aparentemente nos é exigido o suportos dos materias, comecando por necessidades basicas tais como; comidas, roupas, casas, hoje em dia telefones, etcetera. Mas de outro lado também é verdade que isto tudo não garante a verdadeira felicidade como hoje nos diz a Palavra de Deus. Para viver a verdadeira felicidade e a verdadeira paz nós temos que viver Segundo a vontade do Espírito de Deus. Esta vontade nós podemos ver concretamente nas relações que criamos no amor, na paz, no respeito mutuo, em ajudar uns e outros, no perdão, em cuidar o outro, na Misericordia e muitas outras açcões do Espírito que nós precisamos praticar na nossa vida. Nós somos criados por Deus para uma vida feliz, não para sofrer. Portanto caros irmãos, vamos procurer viver o nosso ser como um homem na sua totalidade, quer dizer viver verdadeiramente no corpo e no Espírito ou na alma Segundo a vontade de Deus. Nós não podemos viver só no corpo, neim só no Espírito.

Caros irmãos em Cristo, no Evangelho Jesus expressou o seu sentido de alegria em ação de louvor a Deus Pai porque Deus revelou o segredo de UMA VIDA FELIZ ao seu povo em Jesus Cristo, que é o rei de toda a terra.

No misterio da salvação realizado por Cristo, Deus revelou ao mundo que:

  • Ele reina sobre os homens e sobre a terra, não existe mais nenhum outro poder domina os homens e a terra se não o de Deus;
  • Todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo terão a verdadeira vida, verdadeira felicidade e verdadeira paz. Em Jesus Cristo isto já se começa em nós e será infinito junto de Deus.

Por isso caros irmão, todos nós que acreditamos em Deus e Seu Filho Jesus Cristo, todos nós que procuramos sempre a felicidade e a paz na vida, vamos nós aproximamo-nos sempre a Jesus Cristo e procurarmos viver sempre ao seu lado para que a verdadeira felicidade e a paz se encontrem na nossa vida agora e para sempre.

O próprio Senhor nos disse:

“VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E ALIVIAR-VOS-EI. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E ACHAREIS ALIVIO PARA AS VOSSAS ALMAS, POIS O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE”

 

Domingo Comum XIV, Motael, 05 de Julho 2020, Pb.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *