Seminário Propedêutico São João Maria Vianey

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO SÃO JOÃO MARIA VIANEY, MALOA.

FORMAÇÃO

A formação Presbiteral hoje, procura assegurar uma base humana sólida à formação espiritual, e desemvolver a inteligência da Fé, o uso de uma liberdade iluminada da caridade de Cristo, o espírito de iniciativa, a abertura aos problemas da vida do mundo de hoje e à formação cívica e social

As reflexões que tentamos elaborar nestas diretrizes, dão atenção, de modo particular, ao Sacerdote Diocesano, à sua preparação pedagógica para a vida como pastor e  ao ministério presbiteral no mundo. As disposições contidas na Ratio Seminariorum nortearão nos princípios eas acões do processo formativo baseado nos documentos do magistério da Igreja sobre a formção dos candidatos ao sacerdócio, de modo especial à exortação apostólica post-sinodal de João paulo II, Pastores Davo Vobis.

Apresentamos as quatros dimensões da formação, partido da fundamentação teórica, os objectivos, as suas metas e estratégias para o uso interno do Seminário Propedêutico São João Mari Vianney e Seminário Maior Inter-diocesano de São Pedro e São Paulo Fatumeta Dili Timor Leste. Fazemos votos de que pelos méritos de São João Maria Vianney, são Pedro e São Paulo e, Jesus Cristo presente na figura do próximo e na Eucaristia, comfigure todos os vocacionados à sua imagem.

O intuito maior é preparar homens que sejam servidores dos Irmãos e Irmãs, e estejam presente no mundo como sinal do amor misericordioso de Deus, que deseja uma sociadade mais justa, fraterna e solidária, tranformada pela alegria do Evangelho como insiste o Papa Francisco.

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, MALOA.

OBJECTIVOS GERAL;

Possibilitar ao Seminarista uma vivência alegre do dom do seguimento de Jesus Cristo em Vista da vocação sacerdotal.

METAS

• Resgatar e aprofundar o anúcio Querigmático;
  • Adquerir clareza a respeito das verdadeiras motivações vocacionais;
  • Desemvolver o gosto pela oração pessoal e comunitária;
  • Descobrir o significado e a importância da Liturgia das Horas;
  • Iniciar no hábito da Leitura Orante da Bíblia;
  • Desemvolver o amor à Eucaristia;
  • Assimilar o valor, a beleza e a necessidade do Sacramento da Comfissão;
  • Iniciar no sentido da vivência do celibato e da castidade como oferta de sí por amor de Jesus e ao Reino de Deus;
  • Começar a viver a obidiência a partir do modo de Cristo na sua relação como o Pai;
  • Incentivar ao amor e a opção pelos pobres, a exemplo de Jesus;
  • Despertar para a importância do acompanhamento espiritual;
  • Aprofundar a devoção Mariana.

ESTRATEGIAS

• Participação diária na Eucaristia;
  • Comfissão frequente;
  • Introdução aos diversos método de oração;
  • Adoração Eucarística;
  • Iniciação à Leitura Orante da Bíblia;
  • Direção Espiritual constante;
  • Orientações sobre o celibato e a sexualidade;
  • Conhecimento da vida do Santos;
  • Introdução ao estudo da Sagrada Escritura e da Liturgia das Horas;