Diocese de Dili > NOTÍCIAS > REFLEXÃO > FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA (Ano A)

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA (Ano A)

Caros irmãos, hoje celebramos a festa da Sagrada Familia. A festa da nossa familia, festa da familia de Deus. A Palavra de Deus que acabamos de ouvir nos ajuda a fazer discernimento sobre a nossa familia partindo da família de Jesus, como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares, nos ajuda a construir famílias felizes onde nelas se encontrem espaços de encontro, de partilha, de fraternidade, de amor verdadeiro. Trata-se de uma família onde existe verdadeiro amor e verdadeira solidariedade entre os seus membros; uma família que escuta Deus e que segue, com absoluta confiança, os caminhos por Ele mostrado. Este modelo da familia encontramos na familia de Nazare conhecemos como sagrad familia.

Neste dia em que celebramos a Sagrada Família, convém também determo-nos um pouco sobre esta família de Nazaré. O evangelho apresenta a Sagrada Familia como uma família unida e solidária, que não hesita em afrontar os perigos do deserto e as incomodidades do exílio numa terra estrangeira, quando um dos membros corre riscos. Na família de Nazaré manifesta-se, desta forma, esse amor até ao extremo que supera todos os egoísmos e que se faz dom ao outro. Por outro lado, é uma família que escuta a Palavra de Deus, que está atenta aos sinais de Deus e que procura cumprir à risca a vontade de Deus. Isto tudo se ve em Jesus Cristo que se humilhou e se fez carne para viver com os homens até a morte e a ressurreição para a salvação da humanidade e do mundo, se ve em Nossa Senhora que aceitou a ser mãe do Salvador “eis a escrava do Senhor, faça se em mim a vossa vontade”,

e se ve em São José o homem permanentemente atento às indicações de Deus, que sabe discernir o que Deus quer, que acata na obediência a vontade de Deus, que tudo arrisca e sacrifica em defesa da vida daquele menino que Deus lhe confiou e da sua esposa Maria.

Irmãos, todos nós são chamados a viver a nossa familia o exemplo da familia de Nazare. A familia de Deus feito familia dos homens. Viver desta forma a nossa familia faz brotar os gestos da vida “em Cristo” e aceitamos ser Homem Novo na familia de Deus e dos homens. O que isto significa? Isto significa na vida da nossa familia todos nós procuramos cultivar um conjunto de virtudes que resultam da nossa união com Cristo: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência e o perdão. Estas virtudes, que devem ornar a vida da familia cristã, são exigências e manifestações da caridade, que é a fonte de onde brotam todas as virtudes do cristão.
No âmbito mais concreto da vida familiar. Às mulheres, recomenda o respeito para com os maridos; aos maridos, convida a amar as esposas, evitando o domínio sobre elas; aos filhos, recomenda a obediência aos pais; aos pais não sejam excessivamente severos para com os filhos. Em fim, Para uns e para outros, é essa “caridade” (“agapê”) – entendida como amor de doação, de entrega, a exemplo de Jesus que amou até ao dom da vida – que deve presidir às relações entre os membros de uma família.

É desta forma que, no espaço familiar, se manifesta o Homem Novo, o homem transformado por Cristo e que vive segundo Cristo.

Carmos irmãos, olhando para a vida das nossas familias o que é que nós encontramos? Que ambiente é que estamos vivendo? Será aquela a da familia de Nazare? Eu penso que neim toda a nossa familia vive a modelo da sagrada familia como Deus Quer a todos nós desde sempre. Neim toda porque na verdade dentro de alguns das nossas familia existe ainda os filhos que não obedecem os pais e os pais fiquem tristes, os filhos que não respeitam os pais e os pais fiquem desanimados, os filhos não escutam e não obedecem os pais e os pais abandonam os filhos. Os pais mal tratam os filhos e os filhos caim em desânimo, os pais não educam os filhos e os filhos tornam se mal educados, os pais não cuidam os filhos e os filhosandam dispersos, os pais se separam e os filhos perdem a esperança de uma vida feliz. Mesmo assim temos que agradecer Deus porque também Ele vivifica nas nossas familias a paz,  alegria, amor, esperança, o perdão e a misericordia. Ele nós deixa experimentar esta vida e continua fazer reinar em nós familias de paz, de aligria, do amor e da união porque fazemos a sua vontade.

Caros irmãos, na ocasião da celebração desta festa vamos renovar o nosso compromisso para a vida da nossa familia com o espirito do Natal, vivendo a palavra de Deus que ouvimos com a fé e confiança em Jesus Menino o nosso salvador, e com ajuda da Virgem Mãe Santa Maria e do São José seu esposo. Amen.

Motael, 29 de Dezembro 2019, Pb.